quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Abraão, Sara e o Início da Cafetinagem

Nossa história de hoje é sobre Abrão, que depois seria renomeado como Abraão, que para quem não sabe, quer dizer "o pai do povo". O nome é condizente com a figura, já que Abraão é considerado o pilar das três principais religiões monoteístas, com a diferença de que no judaísmo e no cristianismo os seus descendentes passam por seu filho Isaque (que teve com mais de 100 anos, com sua esposa Sarai já passada dos 90 anos; haja Viagra); já no islamismo (aquela religião de paz e amor) os descendentes vem do seu filho Ismael, tendo uma escrava como mãe. Depois a coitada, juntamente com Ismael, é expulsa para o deserto por Abraão, que nessa idade era pau mandado de Sarai, a ciumenta. Mas essa história fica para depois, nos concentremos no que aconteceu antes.

Javé estava querendo criar um nova nação Gênesis 12, 1, e propôs que Abrão saísse de sua casa, em Harã, e fosse para essa terra, prometendo maravilhas, abençoando o nome dele, lançando maldições contra os seus inimigos, bendizendo sua família, enfim, o usual. O velho (Abrão já tinha 75 anos, e Sarai 65) não titubeou, pegou sua esposa e seu cajado e saiu a caminhar deserto afora.
Como Javé sempre foi um péssimo administrador, mandou Abrão caminhar sob o sol inclemente sem as provisões necessárias para a jornada, tendo este que, para escapar da fome, bater às costas do Egito. Chegando lá, disse ele à sua esposa: "Ora, bem sei que és mulher formosa à vista; E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida. Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti."

Analisemos o absurdo da frase: primeiro, Sara, aos 65 anos era a formosura em pessoa, um tipo de Vera Fischer da época, mesmo sem botox, plástica e lipo-aspiração. Abrão, o pai dos covard... ops, pai do povo, que fica com medo de ser morto se for reconhecido como marido da miss Harã, decide fingir que é seu irmão. Os egípcios eram maus mesmo, se tinha mulher bonita, já saíam matando. Mas Abrão estava certo, assim que chegaram ao Egito os príncipes do faraó a levaram até ele, que tratou de anexá-la ao seu harém. Mas o faraó era gente boa, e em agradecimento ao suposto irmão da formosa Sarai, o encheu de presentes (não, não eram iPods, TVs de 50' ou videogames, e sim ovelhas, vacas, jumentos, servos e servas, que um escravo sempre vinha bem).

E viveram todos felizes para sempre, Abrão e seus presentes, o faraó e Sarai, a oitava maravilha do mundo. Não, não! O Senhor não estava nada contente com a diversão entre os lençóis de Sarai, a idosa gostosa, e o faraó, aquilo era uma barbaridade, afinal ela era casada. E o que ele fez: o que Javé, o justo, sempre faz, dá-lhe pragas no coitado do faraó, que sofreu sem saber o porquê. Quando descobriu que estava levando pragas na cabeça pela mentira de Abrão, chamou-o, passou-lhe uma carraspada por ser mentiroso (eu teria cortado o pescoço do infeliz, mas o faraó era da paz) e expulsou o corno manso do Egito, juntamente com Sarai, a velha sapeca, e todos os presentes. E Abrão viu que isso era bom!

Tão bom que depois de passar por desventuras em série, ter o seu nome e de sua esposa trocados para Abraão e Sara por Javé, e ter um filho com uma escrava e outro com Sara, a centenária parideira, Abrão resolve repetir a dose e ganhar mais um troco com a sua mulher. Indo de uma cidade à outra (a geriatria era uma maravilha naquela época), Abraão encontra Abimeleque, rei de Gerar (Gênesis 20). Consegue passar a mesma história no pobre homem, essa aqui é minha irmã, coisa e tal. Não é que Abimeleque resolve desposar Sara, que com cerca de um século de idade deveria estar mais para múmia que para Gisele Bündchen! Mas como gosto não se discute, Abimeleque a tomou para si. Por sorte o rei não estava muito disposto naquele dia, com uma certa azia, e não foi aos finalmentes com Sara. Foi isso que lhe salvou, porque Javé, o supra-sumo da bondade, já estava lhe ameaçando de morte em sonho. Felizmente Abimeleque convenceu Javé que não sabia de nada, sendo poupado (o estranho é o Senhor, que tudo vê, também não saber que o culpado era Abraão, o mentiroso).

E então Abimeleque fez exatamente a mesma coisa que o faraó: esporreou Abraão e lhe encheu de vacas, escravos e prata. Mas agora vem o mais incrível, uma reviravolta sensacional na história, digna de novela das 21h: Abraão afirma que o que disse era uma meia-verdade, Sara era realmente sua irmã, os dois eram filhos do mesmo pai!!! Está tudo lá, no versículo 12. Os dois velhos safados e incestuosos! Para não ser injusto com Javé, esse se redimiu curando Abimeleque, sua mulher e suas servas da infertlidade, que ele mesmo tinha impingido. Deus sacaneia, mas também cura.

E essa foi a história de Abraão, aquele que iniciou a nobre profissão de cafetão vendendo a mulher/irmã para reis e faraós em troca de uns jumentos e escravos. Com um pai do povo desses, não dá para esperar nada da humanidade mesmo.

22 comentários:

  1. Eu choreiiiiiiiiiiiiiii de tanto rir com a forma que vc conta a história.. Deveria sim pegar um lugar la na globo..
    Caso tivesse tido um professor como vc teria aprendido bem qualquer história..

    ResponderExcluir
  2. Você merece ganhar um oscar. Gostei bastante da dramaturgia, tem tudo pra virar tema de novela, kkkkk.
    Abrão foi um “côrno-cafetão” de sua mulher na terra do Egito. O preço que pagou foi entregar Sarai, sua mulher, que se tornou “ amante de Faraó”.

    - Este(“Faraó”), por amor de Sarai, enriqueceu Abrão, com a benção de Jeová “ - (Gn. 12:10-16).

    ResponderExcluir
  3. ola,gostaria de deixar uma observacao a respeito do que foi dito:abrao era seu nome quando ele saiu da terra de ur,vc realmente tem razao sobre a mentira que ele disse a respeito de sarai sua esposa,porque a biblia e tao verdadeira palavra de DEUS que nao tem porque esconder as falhas humanas,pra se fazer um conto lindo.Quando lemos a bilbia como a palavra de DEUS cremos em DEUS por isso o espirito santo nos revela a sua palavra,mas quando lemos sem temor apenas pra matar curiosidade ela e apenas mais um livro,porque DEUS so revela sua sabedoria para os hulmildes de espirito e os aquebrantado de coracao,ja os soberbos sao confundidos na suas proprias astucia,porque a sabedoria de DEUS e para os que o temem.Vc precisa conhecer melhor a DEUS nao so as historias,DEUS e real,e sua palavra e a verdade que nos traz a vida.Te cuide e JESUS te ama,e eu gostaria muito de poder ouvir vc usando esta sua linda capacidade de interpretacao da maneira correta,com amor e temor a DEUS JESUS esta voltando nao perca seu tempo com coisas que nao edificam a sua vida busque a DEUS enquanto se pode encontrar(IS 55:6)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk.
      "DEUS só revela sua sabedoria para os hulmildes..."
      (é piada?????)

      Excluir
  4. Ave Maria, meu Deus! Tô pasma com essa historia pq tô começando a ler a Bíblia agora e essas palavras me entristece.Abraão era irmã de Sara? Então justifica os dias de hoje o que está acontecendo entre os pais e os filhos. Deus toma de conta da sua nação do seu povo.

    ResponderExcluir
  5. Giovanna vc precisa se converter e não julgar. Porque Deus é justo e não se mistura e nem aprova essas coisas que aconteceram com Abraão precisa conhecer melhor a Palavra de Deus!!!

    ResponderExcluir
  6. Você não vai publicar mais? E não vai deixar condições para que se siga seu blog? Eu gostaria de ver mais textos seus... Me avise se publicar mais, por favor. Meu e-mal: djscarpim@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. vc está ficando é doido, vá se converter e conhecer melhor os ensinamentos biblicos.

    ResponderExcluir
  8. Meu Caro Pesquisador, parabéns pelo BLOG. Vocẽ está certissimo em suas observações. Eu gostaria de saber escrever para criar um BLOG igual ao seu. Pelas poucas páginas que li da bíblia, percebo que não tém nada mais inútil doque se prender a esses textos sem nexos, contraditórios, sem lógica, com promessas absurdas, com o intuito de obter vantagens de pessoas desinformadas. Eu gostaria de poder lhe enviar dados para que você possa escrever sobre as coisas que já li na bíblia e não concordo... Envie-me seu e-Mail. meu e-Mail é: joaobonitao@oi.com.br ou joao.oliveira@prodepa.pa.gov.br.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Você está sendo muito usado por Satanás,e ele está adorando a sua ousadia e descrença total em relação à palavra de Deus, cuidado para para que Deus não lhe corte pela raiz da face da Terra, porque, ele ama ao pecador(seu caso) , porém odeia o pecado(sua arrogância de escarnecedor), arrependa-se logo, pois ele te chama e tem misericórdia de ti. C.M. T São Paulo

    ResponderExcluir
  10. VC É FILHO DE UM GRANDE AMIGO MEU... O GILVAM... POR UM ACASO ENCONTREI ESSE SEU BLOG...BOM CERTO DIA CONVERSANDO COM SEU PAI PREOCUPADO AONDE ISSO PODE TI LEVA, EU DISSE QUE ESSA SUA FALTA DE FÉ EM DEUS ERA DEVIDO A UMA DECEPÇAO SOFRIDA COMO UM FILHO MIMADO QUE PEDE E NÃO RECEBE, NÃO SE OFENDA COM O MIMADO CONHEÇO SEU PAI SEI QUE NÃO É SEU CASO, É APENAS PRA TENTAR ENTENDER SUA TOTAL DESCRENÇA, VC É MUITO INTELIGENTE E EU PASSEI POR DUVIDAS SEMELHANTES EM MINHA VIDA E SÓ CONSIGUI ENTENDE QUE DEUS É REAL, CONCRETO QUANDO TIVE UMA EXPERIENCIA COM O IREAL, COM O SOBRENATURAL (NÃO É A SERIE QUE VC É FÃ NÃO...RS)...ENFIM FALEI COM SEU PAI QUE NO MOMENTO CERTO NA HORA CERTA VC TERIA ESSE ENCONTRO E QUE CABE A NOS APENAS CONTINUAR ORANDO A DEUS QUE TRABALHE NA SUA VIDA COMO FEZ COM DIVERSOS HOMEMS NA BIBLIA...QUE PRA FALA A VERDADE TAMBEM AS VEZES ME PERGUNTO PORQUE ELE FEZ ISSO, OU COMO ELE FOI UM VACILÃO DENTRE OUTRO CUSTUMO ATE BRINCA QUE QUANDO CHEGAR NA ETERNIDADE VOU CHEGAR EM ADÃO E FALA "VC É UM VACILÃO MESMO SE NÃO TIVESSE DADO OREIA PRA EVA EU NÃO TINHA QUE TRABALHA A VIDA INTEIRA" ENTRE OUTROS...RS MAIS ISSO MOSTRA QUE PODEMOS SER MELHORES DO QUE MUITOS HOMENS ALI DESCRITOS POIS ERAM CARNE E OSSO E FALHOS TAMBEM...SE FOSSEMOS DISCUTIR SOBRE NOSSAS CRENÇAS OU DESCRENÇAS TALVEZ PASSARIAMOS NOSSAS VIDAS AQUI, POIS NÃO TEM COMO UM MONGE SE ENTERDE COM UM POLITICO POR EXEMPLO POIS VIVEM REALIDADES DIFERENTES, MAIS QUERO RESALTAR AQUI QUE VC É UM HOMEM BOM, DE FAMILIA QUE TI AMA E QUE A SEU TEMPO PODEREI ESCUTAR PALAVRAS DIFERENTE SOBRE OQ VC PENSA....GIDEÃO ( PERSONAGEM BIBLICO) CERTA VEZ LANÇOU UM DESAFIO A DEUS, TEMENDO E RESPEITANDO MAIS SIM O DESAFIOU...LEIA ESSA PASSAGEM E LANCE UM DESAFIO A DEUS, COM RESPEITO E ELE PODERA TE RESPONDER, NINGUEM PRECISA SABER PODE SER VC E DEUS EM SEU QUARTO SOZINHO....FICA AQUI UM FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  11. Prezado Lucas, meu pai não se chama Gilvam. Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. apocalipse:23;18a20 Eu,a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qual quer acréscimo, Deus lhe acrescentará as pragas escritas neste livro. ARIEREP INNAVOIG adimiro sua coragem de escrever em um blog e lançar na net, quero ver se tu e homem para visitar os hospitais e levar uma palavra de conforto ajudar os nescessitados visitar um orfanato, quer diser vc deve trabalhar na VASP Vagabundos Anonimos Sustentado pelos Pai quer saber cuidado pra que as pragas de "emorroidas" que foi lançada nos filisteus não pegam em vc em rsrsrs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filho do rei jesus, sei que é de indigna um cristão que ama adeus essas palavras, mas mesmo assim libera benção para a vida dele não maldição deus perdoa ele, por que esse jovem não sabe o que faz deixa o julgo a justiça para Deus só Deus sabe o que fazer e a paz do senhor contigo também meu querido...

      Excluir
  13. acho que a pior parte da história é a burrice do intérprete... cara, que viagem! Bem diziam que "texto fora do contexto vira pretexto". Cara, pq antes de ler a bíblia vc não lê um pouco de História das Nações da Antiguidade pra deixar de ser tão pouco intelecto? Fica a Dica

    ResponderExcluir
  14. Não to aqui para julgar ou falha quem esta certo ou errado, mas uma coisa eu tenho certeza, Deus é o amor e também a justiça um dia eu brinquei com Deus perde a paz, perde o amor meu amigos mim abandonarão, perde eu irmão de 21 anos, perde minha casa meu emprego, meu casamento foi destruidor, arrumei inimigos perigosos que daria tudo para mim ver morto tudo isso por que eu atentei o poder de Deus,mim envolve no mundo das droga traficava, roubava, andava armado, tocava o terror, virei usuário de drogas cheirava muita cocaína, fumava maconha bebia minha vida estava uma droga, hoje eu procurei deus aceitei ele em minha vida e tudo esta voltando ao normal, deixei um pouco de meu testemunho para você poder ver quem é deus e ele existe, amigo não conheço o seu coração mas Deus o sonda e te digo não brinca não Deus que fala com você tremenda mente para de soberba e hipocrisia deixa Deus te usar você é inteligente deu pra ver mas cuidado com que fala Deus é o amor e a justiça falo fica com Deus e Jesus te ama...meu facebook é Emerson dos santos, meu e-mail Legitimofilho@yahoo.com.br...

    ResponderExcluir
  15. Excelente texto.
    Javé faz muitos milagres,...
    menos o de dar inteligencia para as pessoas. Você não inventou nada, apenas pegou da biblia.
    Gostei. Parabéns

    ResponderExcluir