segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Consagrados ao Senhor

Inicio com uma das minhas passagens preferidas, que mostra uma maneira sensacional de termos nossa vida consagrada ao Senhor.
Nossa história tem início após Moisés passar 40 dias no monte Sinai, onde Deus lhe provê muitos ensinamentos valiosos, como construir a arca da aliança, com muito ouro, prata e cobre (cobre? eu achei que Deus só gostava de ouro e prata) Êxodo 25, as cortinas do tabernáculo (um capítulo inteiro ensinando como fazer cortinas, que inclui muito ouro, é claro) Êxodo 26, um altar (com muito ouro), mantos e túnicas de púrpura e carmesim (com muito ouro), etc Êxodo 28.
Enfim, eu podia continuar essa chatice sem fim, mas vocês entenderam: Moisés passou 40 dias em cima do monte fazendo diversos cursos de marcenaria e corte e costura com o mestre-mor: Javé em pessoa. Ah, e ainda podemos apreciar a receita do Senhor para fazermos um churrasco bacana com um cordeiro Êxodo 29. Logo no capítulo seguinte, Deus mostra que, perto dele, o leão do IR é um gatinho manso, especificando quantos siclos (moeda da época) cada um deve dar como "resgate da sua alma". É isso mesmo, Javé, o bom, exige resgate da alma dos Hebreus, e ainda diz que o pagamento é para que não sejam lançadas pragas contra eles. Para os infiéis que não acreditam em mim, é só ler Êxodo 30, versículo 12. O interessante é que ele diz que os ricos e os pobres pagarão exatamente a mesma coisa (versículo 15); pelo menos o leão isenta os menos afortunados.
Pois bem, depois dos cursos e ameaças, Deus deu de presente para Moisés duas tábuas com seus ensinamentos divinos, para que este partilhasse com o povo escolhido suas sábias palavras (adorai a mim sobre todas as coisas, não useis meu nome em vão, esse tipo de coisa que só poderia ser escrita por um narcisista desenfreado). Quão traído Moisés não se sentiu, tendo passado por toda essa chateação para ganhar as tabuinhas, quando desceu do monte e encontrou o povo adorando O BEZERRO DE OURO! Os pagãos miseráveis, cansados de esperar Moisés, resolveram adorar um bezerro, esquecendo do Senhor, que lhes tinha dado maná e tudo há poucos capítulos Êxodo 16. Cães traidores! Mas Moisés não deixou por menos, quebrou as tábuas, chamou os filhos de Levi (os famosos levitas) e disse-lhes: "Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho". Os tais levitas, sem nenhum questionamento (não que eles tivessem medo do inferno, já que essa coisa de aterrorizar as pessoas com punição eterna com fogo e lágrimas só será desenvolvida depois, pelo Filho do Homem em pessoa, no novo testamento, mas eles sabiam que quando Javé se revoltava, era morte para cá e praga para lá), pegaram suas espadas e iniciaram a matança; seus filhos, amigos e vizinhos não foram poupados, com um cálculo de pelos menos 3.000 mortos ao final do dia Êxodo 32.
Vendo todo aquele sangue, Moisés, como um bom seguidor de um deus mesquinho e assassino, ficou satisfeito, informando aos filhos de Levi que o Senhor lhes tinha concedido uma benção com a carnificina, estando eles agora consagrados (Êxodo 32, versiculo 29); assim sendo, os levitas se tornaram sacerdotes do Senhor a partir desse dia de festa e regogizo. Seguindo o texto, Moisés acorda no outro dia e diz ao povo: "Vocês cometeram um grande pecado!". Neste momento, qualquer pessoa sadia pensa: "Moisés caiu em si, se arrependeu da matança, e vai dar um esporro nos levitas por terem seguido suas ordens insanas tão cegamente". Mas não! Ele ainda se referia ao tal bezerro de ouro. Usar o ouro que deveria ser oferecido a Javé (não se sabe se os olhinhos do Senhor brilham mais ao ouvir as palavra ouro ou sangue) era um pecado de morte, não o assassinato desenfreado de amigos e parentes inocentes. Por fim, Deus, o justo, na sua infinita bondade, perdoa os pecadores e diz para Moisés prosseguir e invadir algumas terras que eram designadas ao povo escolhido, passando ao fio da espada e se apoderando dos bens (sangue, ouro, sangue, ouro) de todos que lá habitassem. Mas essa é outra história.

8 comentários:

  1. Caro Irmâo. Nem sei o que dizer, já que logo no primeiro dia do ano que se inicia eu me deparo com este texto - por que não dizer esclarecedor, porém... - infame. Não sou um fiel (sic.) nem temente, contudo, me preocupo com a tua alma. De qualquer maneira, o texto é ótimo, pena que tu irás queimar no inferno.
    Abraço do irmão querido. Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Camarada, vc é um gênio. Nunca vi alguém escrever com tanta eficiência e hiláriamente.

    Gênio.

    Obs: Por favor, continue com esse trabalho. SEN-SA-CIO-NAL!!

    ResponderExcluir
  3. Em meio a fanáticos e a tanta hipocresia é bom ver sinceridade...algumas coisas são assustadoras pq esta história de "pecado" é impregnada na gente de tal forma que nos impede de pensar e até de pensar em pensar em algo desse tipo. Mas é bem "libertador" ver um pensamento diferente do que está sendo plantado nas mentes humanas ao longo de tantos anos, é bom, sempre bom, ver algo para balançar a cabeça e mudar o curso do pensamento.
    Obrigada pela coragem e pelos risos que dei.

    ResponderExcluir
  4. muito bom, gostei demais, o mais engraçado foi o cara te ameaçar com o fogo do inferno.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro,
    A Bíblia está dividida em 2 testamentos.
    VT - história dos judeus e profecias sobre Jesus.
    NT - Vida de Jesus e seus ensinamentos.
    Qualquer pessoa com inteligência sabe que não se deve seguir o VT pois não somos Judeus, nem adianta condenar a Bíblia pelo que eles fizeram. Ele existe na bíblia para podermos entende-la por completo.
    Devemos seguir sim o NT. Amar a Deus e aos irmãos.

    Somos salvo por Graça e não por obras;
    Para você que é ateu e tenta desacrediar a Biblia, fica o vers. abaixo:
    Romanos 1:20
    20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

    Por favor, publique meu comentário e comente o que pensa sobre ele.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Se você fosse um ateu tão convicto assim nem perderia tempo publicando num blog um texto enorme e tendencioso sobre coisas que você "nem sequer acredita". Limite-se a falar de coisas que você realmente entende(((Connhecer histórias biblicas não significa que vc entenda a Biblia num contexto geral.
    Antes de Jesus Deus foi apenas justo. De fato, todas essas atrocidades aconteceram, mas por consequencia da perversidade e desobediencia dos homens. Se desde os primordios a Palavra tivesse sido vivida e não ignorada, com certeza Deus manifestaria a sua misericordia e a cura sobre toda a nação. O problema é que as pessoas querem que Deus se adapte as suas vontades e desprezam o correto que é adaptar suas vontades a DEus.
    Deus jamais vai operar fora da Palavra, pq?? pq Ele é justo. Sendo assim Ele dá a todos a mesma oportunidade, não privilegia ninguem proporcionando outras formas de conseguir a salvação ou bençãos((sejam espirituais ou materias. Deus nós deu a Palavra, se ofereceu em sacrificio através da carne de Jesus e deixou a nossa disposição o Espirito SAnto para nos orientar, nos incentivar a fazer o certo, e nos consolar e dar-nos força para combater as adversidades geradas pela "descrença" dos não cristãos. A nossa parte é somente buscar e crer de todo o coração... DEUS SEMPRE HONRA

    Não culpe Deus pelas desgraças, culpados somos nos quando não obedecemos A Voz que é Dona de toda a sabedoria.

    ResponderExcluir
  7. Olha nem vou perder meu tempo com vc,
    Que Deus tenha Misericórdia de sua Alma!!!

    Aceita Jesus ainda Há Tempo.

    ResponderExcluir
  8. Cara quem pranta vento colhe tempestade, qundo desafiamos alguem é bom que tenhamos a certesa que teremos pelo menos uma chance de vencêlo.

    ResponderExcluir